domingo, 10 de fevereiro de 2013

O chamado

        Embora esse seja o título de um filme de terror, a liturgia da missa hoje nos apresenta esse tema de um modo muito diverso, pois fala de como Deus chama a cada um de nós, convocando-nos a ouvi-lO e segui-lO, apresentando nas três leituras o chamado de três pessoas:
       Na primeira leitura vemos Isaías, que se sente pequeno e indigno e prefere ficar comodamente em seu cantinho, sem se comprometer - até que se conscientiza de sua verdadeira identidade e missão, aceita que é no mundo ("um anjo lhe toca os lábios com uma brasa"). Então responde ao apelo de Deus: "Eis-me aqui, envia-me". 
      Na segunda leitura, Paulo fala de sua experiência: embora se considere o "último" dos apóstolos, um "abortivo", no encontro com o Ressuscitado no caminho de Damasco sente-se impelido a dizer "Senhor, que queres que eu faça?"
      O Evangelho apresenta o chamado dos primeiros apóstolos e como acontece a pesca milagrosa, pela confiança na Palavra do Mestre. Pedro também se sentiu indigno, mas aceitou o convite de Jesus, confiante no que o Mestre viu nele: "não somente o pescador, mas o homem que poderia vir a ser";  "eloqüência das palavras aprisionadas em seu 'não saber dizer'";  "o profeta escondido detrás da timidez e do medo"; "o santo que ali estava adormecido".
     
     A liturgia de hoje nos convida a estar no mesmo "barco" que Jesus, pois é desse "barco" (a comunidade cristã) que Jesus fala ao mundo. Também nos convida a ouvir a proposta de Jesus e fazer o que ele diz, mesmo que a gente se ache muito limitado ou incapaz, pois a sua Proposta gera vida e fecundidade para todos.
 
Cantos da missa 
Entrada: 41
Ato Penitencial: 279
Hino de louvor: 89
Aclamação: 738
Oferendas: 174
Santo: 563
Abraço da Paz: 329
Cordeiro: 582
Comunhão: 412
Ação de Graças: 545
Saída: 201

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...