quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A finalidade, o sentido da vida é aquilo que fazemos dela.

O Jornal da Cidade publicou hoje um texto fantástico de Milena Tarzia, coordenadora do grupo de estudos Existência, falando sobre as perdas irreparáveis. Destaco aqui  um trecho dele (grifos meus), para nossa reflexão no dia de hoje, mas quem quiser fazer a leitura da íntegra, clique aqui.

    ... viver nada mais é que amar, perder e morrer. Só ganhamos algo temporariamente; só há acréscimo, plus de vida, quando nos doamos em união. Quando lançamos mão de toda a nossa capacidade de amar, de querer bem, de ensinar e aprender, de crescer e construir mundos, levantar sonhos, compartilhar sorrisos na identidade recíproca do mais belo sentimento; no cuidado, carinho e segurança de saber que não se está só.
     Não se deixem enganar pela enfermidade do afastamento. Ele é traiçoeiro e fatal. A finalidade, o sentido da vida é aquilo que fazemos dela. E o que mais vale é criarmos nosso sentido vital sem que, acima de tudo, nos afastemos de nós mesmos: o amor maior e primeiro.
    A pior separação, a morte terrível é aquela que ocorre consigo mesmo. Quando nos dividimos e nos perdemos nos labirintos de uma individualidade distante, sem volta, sem retorno. Não há esperança para aqueles que se abandonam, e só agora eu enxergo que cada gesto não realizado, cada palavra não dita em tempo, cada afeto não compartilhado é que é, de fato, o cadáver que assombra, o verbo defi nitivo, o erro imperdoável, o irreversível.



Quando os meus braços
Quando meus braços abri para o pobre abraçar.
Quando minhas mãos estendi para o outro se erguer.

Tua presença senti, minha fé aumentou,
Teu amor se encarnou, Senhor.

Quando na noite fui luz para o irmão prosseguir.
Quando na hora da dor no meu peito o acolhi.

Quando o irmão a vagar, sem ter onde morar.
Quando sem pão pra comer meu lugar lhe entreguei.

Quando a criança a chorar pela fome a bater.
Quando a mãe a sofrer minha ajuda lhe dei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...