terça-feira, 22 de novembro de 2011

22 de Novembro - Dia de Santa Cecília, padroeira da Música


Em 22 de novembro, comemoramos o Dia da Música, a mesma data de Santa Cecília, padroeira dos músicos. A tradição diz que Santa Cecília cantava com tanta doçura que um anjo desceu do céu para ouvi-la.
De acordo com a Wikipédia, Santa Cecília, quando estava morrendo, cantou a Deus. Não se tem muitas informações sobre a sua vida. É provável que tenha sido martirizada entre 176 e 180, sob o império de Marco Aurélio.
Escavações arqueológicas não deixam dúvidas, sobre a existência, mas sua história só foi registrada no século V, na narrativa Paixão de Santa Cecília.

Cecília viveu nos primeiros séculos da Igreja, era de família nobre e de muitas posses. Eram tempos em que a Igreja vivia o duro período da perseguição. Para professar a fé, se encontrar com a Palavra e a Eucaristia muitos tinham que celebrar às escondidas. Muitas vezes, isso acontecia nas casas das famílias e Cecília tinha o prazer de emprestar sua casa para a celebração da Santa Missa.
Cantava maravilhosamente, fazendo com que todos sentissem a presença de Deus, também era instrumentista – tocava piano e harpa. Foi perseguida e acabou por ser martirizada.
Condenada a ser decaptada, o carrasco - mesmo após três golpes - não conseguiu separar a cabeça do corpo e assim caída, permaneceu por três dias. Seu corpo foi enterrado na mesma posição em que ficou após o martírio.
Em 1599, por ordem do Cardeal Sfondrati, foi aberto o túmulo de Santa Cecília e o escultor Stefano Maderno reproduziu em finíssimo mármore, em tamanho natural, a sua imagem.
No detalhe, como estavam seus dedos, após o martírio e morte: a profissão de fé no mistério da Santíssima Trindade.


Em nossa paróquia há um grupo de canto que homenageia esta santa, o Grupo Santa Cecília, que aos domingos anima as missas das 8h30min, na Igreja São Judas.

Celebremos com alegria este dia e roguemos a Deus para que possamos ter uma fé semelhante a desta santa.
Santa Cecília, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...