terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Ó luz do Senhor, inunda meu ser



A estrela e o "eclipse de Deus"

     Na vida de muitas pessoas tem acontecido o que alguns teólogos chamam de “eclipse de Deus”. Por causa de uma doença, de uma perda, de um grande sofrimento; por causa do vazio existencial ou da perda de sentido das coisas; por causa do excesso de materialismo, a luz de Deus, a presença de Deus, tem se apagado dentro dessas pessoas. Elas já não veem mais, nem muito menos conseguem sentir, a manifestação de Deus em suas vidas. Este “eclipse de Deus” já acontece há muito tempo na Europa, e começa agora a se fazer presente também entre nós.
      O eclipse tem um lado positivo. Como o Pe. Renato Vieira canta na música Um novo dia, “Quando anoitece, Deus acende as estrelas”. Isso significa que, em tempos de “eclipse de Deus”, em tempos de apagamento da manifestação de Deus na sociedade, é possível ver algum sinal da manifestação do Deus vivo e verdadeiro; é possível ver alguma estrela neste céu escuro da perda ou do esfriamento da fé no coração de muitas pessoas.
     Este é o apelo do profeta Isaías para cada um de nós: “Levanta-te, acende as luzes... porque chegou a tua luz... A terra está envolvida em trevas e nuvens escuras cobrem os povos, mas sobre ti apareceu o Senhor... Os povos caminham à tua luz” (Is 60,1-3). Levantar-se significa sair da prostração, do desânimo, reagir ao eclipse. Convivendo com pessoas cuja fé se apagou ou está se apagando, você deve acender as luzes, renovar a esperança. Mas isso só é possível quando você faz da sua oração cotidiana o momento de aprofundar a sua intimidade com Aquele que é a sua luz: “Deus é Luz. Deus é Luz. Deus é Luz. Nele não há trevas!”. “Ó luz do Senhor que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós!”.

(Se você quiser ver esse texto completo, belíssimo, de autoria do Pe. Paulo Cezar Mazzi, entre aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para postar um comentário, primeiro entre na opção COMENTAR COMO e selecione um perfil. Para ser mais fácil, escolha a opção NOME/URL. Escreva seu nome e aperte o botão CONTINUAR. Escreva sua mensagem e aperte POSTAR COMENTÁRIO. Pronto! Viu como é fácil?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...